|
“Não
me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de
todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.” (Romanos 1:16
)
Eu venho de uma linha eclesiástica mais tradicional, ou seja o contrário
de pentecostal. Naquele tempo se falava e ensinava pouco a respeito do
sobrenatural, não por maldade, mas por não ser a ênfase ou o foco.
Depois, ao longo da caminhada, acabei indo para uma linha mais
carismática, com manifestações de Deus diferentes do início da minha
caminhada. Conheci muita gente e muitos grupos nesses 30 anos, alguns
bastante extremistas em seus posicionamentos. Poucos e honrosos grupos
cativaram meu respeito e minha amizade pelo equilíbrio. Aqui é onde vale
a pena meditarmos.
Se o evangelho é o poder de Deus para salvação de quem crer, temos aqui
dois lados a serem entendidos, respeitados e cultivados - de forma
equilibrada. Temos o poder para salvação (aspecto sobrenatural) e temos o
evangelho (anúncio de boas novas, portanto compreensível dentro do
natural). O que tem roubado o equilíbrio destes dois lados é justamente a
falta de uma compreensão muito simples: uma coisa não invalida a outra,
mas complementa. O fato de Deus agir no natural não invalida o
sobrenatural e vice-versa. Vemos claramente que, para ser salvo por este
poder (evangelho), é preciso crer. Para crer, sabemos que é preciso
começar com o entendimento da salvação, mesmo que não plenamente. Ou
seja, entendemos na mente e depois isso desce ao coração.
Se assim é para salvação, que é o passo que nos torna legitimamente
igreja do Senhor e portanto noiva do Cordeiro, não deve ser diferente em
outras frentes do Reino de Deus. Do meu ponto de vista, devemos o tempo
todo tratar as coisa de Deus de forma equilibrada, a exemplo da
salvação que é totalmente sobrenatural ou espiritual, mas que tem base
nas escrituras que são, fundamentalmente, intelectual, portanto,
natural.
Quero dizer algo respeitosamente: não precisamos do Espírito Santo para
ler a Bíblia, podemos perfeitamente fazer isso sem Ele, desde que
sejamos alfabetizados no idioma a ser lido. Estou careca de ver
incrédulos lendo e não mudando em nada, bem como imagino (ou suponho)
que o diabo saiba mais textos escritos do que nós todos juntos. MAS,
precisamos indispensavelmente do Espírito Santo para ter revelação das
Escrituras, para que as letras se tornem vida, para que os ensinamentos
ali escritos sejam transformados em prática, para que o papel e a tinta
se tornem sementes vindas diretamente do trono de Deus, para fluam rios
de água viva do nosso interior (João 7:38ss).
Deus age salvando pessoas completamente malucas, perdidas, esquisitas,
tatuadas, viciadas, condenadas, amarguradas, rejeitadas. Mas tambem
salva caretas, quadrados, comportados, racionais, eticamente retos. Para
uns, a salvação se apresenta sobrenaturalmente, para outros
racionalmente e isso não compromete em nada o lado natural (está
escrito) nem o lado sobrenatural (é por fé). Aliás, a fé é a maior
demonstração de equilíbrio que Deus nos ensinou a desenvolver. Temos de
ter firme convicção do que não vemos, mas nossa fé se estimula e aumenta
quanto mais temos evidências de sua realidade.
A noiva do Cordeiro é formada pelos salvos. O evangelho é o poder de
Deus para salvação do que crer. A fé vem pelo ouvir a Palavra. Tudo
tende ao equilíbrio entre o natural e o sobrenatural. Não precisa ser no
centro ou no meio, mas uma coisa não pode invalidar a outra - isso
poderia matar a noiva.
“Senhor,
me ajude a encontrar a dose correta de natural x sobrenatural na minha
vida, no meu ministério, na minha igreja local. Das coisas mais simples
às mais complicadas, quero ser equilibrado.“
http://www.ichtus.com.br/dev/2018/04/19/evangelho-e-o-poder-a-noiva-de-cristo/
Fonte: http://vivendoapalavradejesus.blogspot.com/

0 comentários :
Postar um comentário